Alma de Cristo, SANTIFICAI-ME. Coração de Cristo, VIVIFICAI-ME. Corpo de Cristo, SALVAI-ME. Sangue de Cristo, INEBRIAI-ME, Água do lado de Cristo, LAVAI-ME. Paixão de Cristo, CONFORTAI-ME. Ó Bom Jesus, OUVI-ME. Nas vossas Chagas, ESCONDEI-ME. Não permitais que me separe de Vós. Do mal DEFENDEI-ME. na hora da minha morte CHAMAI-ME. E mandai-me ir para Vós para que vos louve com todos os SANTOS. Por todos os séculos dos séculos. AMÉM.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Dia do Espírito Santo - 31 Maio - PENTECOSTES

No dia 31 de Maio se comemora o Dia do Espírito Santo, a celebração é uma das datas mais importantes da religião Católica. Segundo a Bíblia: Receber o Espírito Santo significa nascer de novo. O termo Espírito Santo é utilizado para se referir a presença de Deus. O Dia do Espírito Santo é celebrado no quinquagésimo após a Páscoa, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, está o Amor Maior entre o Pai (Deus) e o Filho (Jesus). Foi através do Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no ventre de Maria Santíssima, Virgem e Pura.
A comemoração da data teve origem em Portugal, no século XIV, quando os nobres e pessoas mais abastadas faziam grandes banquetes coletivos que eram oferecidos ao povo. O dia também ficou conhecido por ser uma data onde quem podia colaborar, contribuía com esmolas aos pobres e necessitados.
O símbolo da celebração do Dia do Espírito Santo é a pomba branca e a data é especialmente marcada pela distribuição de doações aos carenciados. Em todo o Brasil, hoje é dia de louvar a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Divino Espírito Santo, e é dia também de olharmos um pouco mais para os nossos semelhantes e agradecer à Deus pelo que temos em nossas vidas.
Alguns símbolos marcam as comemorações desse dia e no Brasil alguns são mais populares:
- pomba branca: acredita-se que o espírito de Deus desceu à Terra no formato de uma pomba branca e por isso ela é um dos símbolos mais populares do Espírito Santo. Ela sempre vem acompanhada de sete raios simbolizando os sete dons - Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.
- coroa: simboliza a importância e a responsabilidade de fazer caridade à quem não tem (antigamente, quem fazia esse papel era o rei)
- distribuição de esmolas: também parte da tradição, simboliza humildade de dá continuidade a representação do Espírito Santo em forma de renovar e renascer uma nova vida a partir da caridade.
Que o Espírito Santo possa estar presente dentro de cada um de vocês!

texto retirado:
https://www.nossasagradafamilia.com.br/blog-da-familia/31-de-maio-dia-do-divino-espirito-santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário