Alma de Cristo, SANTIFICAI-ME. Coração de Cristo, VIVIFICAI-ME. Corpo de Cristo, SALVAI-ME. Sangue de Cristo, INEBRIAI-ME, Água do lado de Cristo, LAVAI-ME. Paixão de Cristo, CONFORTAI-ME. Ó Bom Jesus, OUVI-ME. Nas vossas Chagas, ESCONDEI-ME. Não permitais que me separe de Vós. Do mal DEFENDEI-ME. na hora da minha morte CHAMAI-ME. E mandai-me ir para Vós para que vos louve com todos os SANTOS. Por todos os séculos dos séculos. AMÉM.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ano litúrgico


O ano litúrgico de 1014 será o ano a – São Mateus, se inicia com o tempo chamado do Advento, fazendo parte do denominado Ciclo do Natal.

 

Como é sabido, cada ano litúrgico da Igreja tem a sua própria nomenclatura: Ano

A - São Mateus, Ano B - São Marcos e Ano C - São Lucas.

Terminado o Ano A, onde se lê o Evangelho de São Mateus, passa-se para o Ano B, onde se lê o Evangelho de São Marcos; terminado o Ano B, passa-se ao Ano C, onde se lê o Evangelho de São Lucas. E, por fim, terminado o Ano C, retoma-se o Ano A - São Mateus.

O Evangelho de São João não compõe especificamente um ano litúrgico. O Evangelho de São João vai aparecer nas últimas semanas do Tempo da Quaresma e muito no Tempo Pascal, assim como preenche, em parte, o Ano B (Evangelho de São Marcos). Em outras palavras, o Evangelho de João, teologicamente trabalhado, funciona, se assim posso me expressar, como se fosse um "curinga".

 

Agora, a Igreja vai terminar o Ano C - São Lucas e vai iniciar o Ano A - São Mateus. O início e o término do ano litúrgico não coincidem com os do ano civil.

 

O último Domingo do Ano C - São Lucas (2012-2013), ou 34º Domingo do Tempo Comum - Ano C,  vai ocorrer no dia 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, e o último dia do término do Ano C - São Lucas (2012-2013) será no dia 30 de novembro de 2013, sábado, antes das primeiras vésperas (Vésperas I ) do início do novo ano litúrgico, ou seja, antes das Primeiras Vésperas do Primeiro Domingo do Advento do Ano A - São Mateus (2013-2014).

 

Ao contrário do que se pensa, o ano litúrgico não termina com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, mas sim no sábado seguinte, posto que os dias que se seguem àquela Solenidade ainda são segunda, terça, quarta, quinta e sexta feiras da 34ª semana do Tempo Comum do Ano C - São Lucas (34ª semana do TC), inclusive o sábado até antes das Primeiras Vésperas do primeiro Domingo do Tempo de Advento.

 

O novo ano litúrgico (Ano A - São Mateus - 2013-2014) continua, mas o Tempo do Advento termina no dia 24 dezembro de 2013 antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor. Ou, como dizem as Normas Universais sobre o o Ano Litúrgico e o Calendário:

 

"O Tempo do Advento começa com as Primeiras Vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor" (nº 40).

 

No tempo do Advento, a cor litúrgica é roxa, podendo no terceiro Domingo (Domingo Gaudete ) usar a cor rósea. Não se recita e nem se canta o Glória.

 

Entretanto, no dia 8 de dezembro de 2013, Domingo, por determinação da CNBB e autorização da Santa Sé, será celebrada a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora; usa-se a cor litúrgica branca e canta-se o Glória, com ofício e leituras próprias (consultar o Diretório da Liturgia 2013 - Ano C - São Lucas, às páginas 193 e 194, bem como o Missal Romano, 2ª edição típica para o Brasil, às páginas 713 a 717). Harmonizando-se com a celebração da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Segundo Domingo do Advento), sugiro que se acenda a segunda vela da Coroa do Advento na cor branca (vela branca).

 

No Terceiro Domingo do Advento (dia 15 de dezembro de 2013), por determinação da 36ª Assembleia Geral da CNBB , haverá, em todas as igrejas, capelas e oratórios, a coleta da Campanha para a Evangelização .


 

os anos ocultos de Jesus, o que ele teria feito dos 12 aos 30 anos?”

A Teologia no Discipulado de Crianças
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Rodrigo M. de Oliveira




 
A Importância da Teologia no Discipulado de Crianças é percebida quando precisamos responder já aos pequeninos, com profundidade, às indagações feitas por eles em sala.

Por exemplo, é comum ler alguma revista indagando: “os anos ocultos de Jesus, o que ele teria feito dos 12 aos 30 anos?”

O Conhecimento Teológico nos ajudará a responder a esta questão, e outras do tipo criação de filhos, continue conosco até o final do artigo.

Os próprios evangelhos nos fornecem explicações sobre a infância de Jesus.

Jesus quando era criança crescia em conhecimento e ajudava seu pai José na carpintaria. O que uma criança hebréia fazia, Jesus fazia, notando-se um interesse, e disposição teológica incomum às outras crianças como mostrarei a seguir.

Jesus estudou e trabalhou como qualquer Jovem Judeu de sua época. Pelos próprios textos dos evangelhos é possível dizer que Jesus passou dos 12 anos até os 30 anos na cidade de Nazaré.

“E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré”. Lucas 2:39

Crescia cheio de sabedoria e com espírito forte, equilibrado, psicologicamente saudável, como veremos a seguir:

“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”. Lucas 2: 40

Ia a festas:

“Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa”; Lucas 2:41

Viajava com os pais:

“E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa”. Lucas 2:42

Apesar de todo comportamento normal de uma criança percebia-se um compromisso espiritual, JESUS TINHA UMA INFÂNCIA VOLTADA PARA DEUS:

“E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os”. Lucas 2: 46

Todo mundo sabia que era uma criança que tinha algo mais, uma pureza incomum as outras crianças:

“E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas”. Lucas 2:47

Quando seus pais demonstravam preocupação por ele estar ensinando a doutores Ele respondia:

“E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Lucas 2:49

Sobretudo porém era um filho obediente:

“E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas”. Lucas 2:51

Crescia em todas as questões:

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”. Lucas 2:52

E a importância das crianças está evidenciada nas palavras do próprio Jesus Cristo. E em toda Bíblia encontramos orientações para proceder-lhes o cuidado necessário, vejamos:

“Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele”. Lucas 18:17

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe”. Provérbios 29:15

“Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta”. Provérbios 20:11

E a clássica:

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6

Saiba! As crianças têm faro fino para hipocrisia!

Veja atitudes “de alguns adultos” que afastam as crianças da igreja:

a)Comente a vontade a vida dos outros membros da igreja, depois ao encontrá – los na igreja, apresse – se a cumprimentá – los com um largo sorriso. Com isso seu filho terá a impressão de que a vida cristã é pura hipocrisia e não deseja seguir o mesmo caminho.

b)Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer outro. Afinal que valor há em aplicar princípios da palavra de Deus a todos os aspectos da vida familiar.

c)Gaste diante da TV todo seu tempo que passa em casa, ao invés de separar parte dele para a leitura da Bíblia e oração. Basta apenas orar na hora das refeições. Com certeza seu filho aprenderá que, orar e estudar a palavra de Deus não tem nenhum valor pra você.

Lembre-se: Os atos dos pais afetam dramaticamente os filhos! A guerra espiritual é verdadeira e tudo o que um demônio está buscando é uma “porta de entrada” aberta por alguém em sua vida, ou por alguém com autoridade, como o chefe de uma família por exemplo.

P.S. A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que “representam”, que fingem comportamentos.

Analise As Profecias e Viva com Esperança!
 

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ORE COM FÉ


ORE COM FÉ
   
"Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."  
LER COM FÉ.  
Crê simplesmente Nele e serás abençoado.  Lucas 18:27 
Ele é fiel em sua palavra. Deus não pode mentir e suas promessas são seguras.


A oração por você hoje é:
“Que os olhos que lêem esta mensagem não vejam mal algum ao redor, As mãos que enviarão esta mensagem a outros não trabalhem em vão, A boca que diz Amém a esta oração reine para sempre”.  
Permaneça no amor a Deus enviando esta oração a todos em sua lista. Tenha uma viagem fascinante pela vida no amor a Jesus Cristo. 

Pai Divino, Deus amável e piedoso, te rogo que abençoes abundantemente a minha família e a mim. Sei que o Senhor reconhece que uma familia é mais que uma mãe, pai, irmã, irmão, esposo e esposa, para todos os que crêem e confiam em Ti.  Envia a tua sabedoria santa para que eu possa ser um bom administrador sobre tudo quanto o Senhor me tem dado e proporcionado, pois sei que És maravilhoso e poderoso e se Te obedecermos e caminharmos em tua palavra tenhamos fé mesmo que do tamanho de um grão de mostarda, o Senhor derramará as tuas bênçãos sobre nós. Agradeço-te Senhor pelas bênçãos já recebidas e por aquelas que hei de receber porque sei que ainda tens muito para fazer por mim e muito mais que nem eu consigo sequer imaginar. Em nome de Jesus Cristo nosso Salvador, te rogo. Amém.  

Seja Abençoado!  
Concentre-se nas frases abaixo:  
'Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez'.  
'Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor'.  
'A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo'.  

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

EVANGELHO- 03.11.2013- Domingo

Evangelho (Mt 5,1-12a)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4  Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5  Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7  Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8  Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9  Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12a Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

EVANGELHO-SABADO 02.11.2013

Evangelho (Jo 11,17-27)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

17Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias.18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido.22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
— Palavra da Salvação.

EVANGELHO- SEXTA-FEIRA 01.11.2013 - Dia do Imaculado Coração de Jesus

Evangelho (Lc 14,1-6)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

EVANGELHO- 31.10.2013 - QUINTA-FEIRA

Evangelho (Lc 13,31-35)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

EVANGELHO- quarta-feira-- 30/102013

Evangelho (Lc 13,22-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

EVANGELHO - Terça-feira 29/10/2013 - O que é o REINO de DEUS

Evangelho (Lc 13,18-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A Velha Rabugenta

A Velha Rabugenta


Que vêem amigas?

Que vêem ?
Que pensam quando me olham?

Uma velha rabugenta
não muito inteligente
de hábitos incertos,
com seus olhos sonhadores
fixos ao longe?

A velha que cospe comida
que não responde
ao tentar ser convencida...
“De, fazer
um pequeno esforço?"

A velha,
que vocês acreditam
que não se dá conta
das coisas que vocês fazem
e que continuamente
perde a sua escova ou
o sapato ?

A velha,
que contra a sua vontade,
mas humildemente lhes permite
a fazer o que queiram,
que me banhem e me alimentem
só para o dia passar mais depressa....

É isso que vocês acham?
É isso que vocês vêem?
Se assim for,
abram os olhos, amigas,
porque
isso que vocês vêem
não sou eu!

Vou lhes dizer quem sou,
quando estou sentada aqui, tão tranquila
como me ordenaram...

Sou uma menina de 10 anos, que tem pai e mãe,
irmãos e irmãs que se amam.

Sou uma jovenzinha de 16 anos. Com asas nos pés, e que sonha encontrar o seu amado.

Sou uma noiva aos 20,
Que o coração salta nas lembranças,
Quando fiz a promessa
Que me uniu até o fim de meus dias
com o AMOR de minha vida.

Sou ainda uma moça com 25 anos,
Que tem seus filhos,
Que precisam que eu os guie...
Tenho um lugar seguro e feliz !

Sou a mulher com 30 anos.
Onde os filhos crescem rápido,
E estamos unidos com laços que deveriam durar para sempre...

Quando tenho 40 anos
Meus filhos já cresceram
E não estão em casa...
Mas ao meu lado está meu marido
Que me acalente
quando estou triste.

Aos cinquenta, mais uma vez
comigo deixam os bebês, meus netos,
e de novo tenho a alegria das crianças,
meus entes queridos junto a mim

Aos 60 anos,
sobre mim nuvens escuras aparecem,
meu marido está morto;
e quando olho o meu futuro
me arrepio toda de terror.

Os meus filhos se foram,
e agora tem
os seus próprios filhos...
Então penso
em tudo o que aconteceu e no amor que conheci.

Agora sou uma velha.
Que cruel é a natureza....
A velhice é uma piada
Que transforma um ser humano
Em um alienado.

O corpo murcha
Os atractivos e a força desaparecem
Ali, onde uma vez teve um coração
Agora há uma pedra.

No entanto,
nestas ruínas, a menina de 16 anos
ainda está viva.
E o meu coração cansado,
ainda está repleto de sentimentos
Vivos e conhecidos

Recordo os dias felizes e tristes
Em meus pensamentos volto a amar e a viver o meu passado.
Penso em todos esses anos
Que foram,
ao mesmo tempo poucos
Mas que passaram muito rápido,

E aceito o inevitável..
Que nada pode durar para sempre...
por isso, abram seus olhos e vejam

Diante de vocês não está uma velha mal-humorada
Diante de vocês estou apenas “EU...”
Uma menina, mulher e senhora

Viva...!! E com todos os sentimentos de uma vida...


autor desconhecido


Vamos…. estar algum dia em seu lugar…

Evangelho- 28.10.2013 - SEGUNDA-FEIRA

Evangelho (Lc 6,12-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

12 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 
                      Simão, a quem impôs o nome de Pedro, 
e seu irmão      André; 
                      Tiago 
                   João; 
                 Filipe 
e                    Bartolomeu
15                  Mateus 
e                    Tomé; 
                      Tiago, filho de Alfeu, 
e                        Simão, chamado Zelota; 
16                  Judas, filho de Tiago, 
e                    Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18 Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.